Nesta série de artigos, estamos a falar sobre a importância da tampa para chaminé, que garante mais segurança e funcionalidade a sua lareira, ou outros aparelhos ligados à chaminé. Se você perdeu os outros artigos, pode conferir aqui o primeiro e aqui o segundo.

Tampa para chaminé: como construir a sua

Se a sua necessidade é apenas uma tampa para chaminé que seja capaz de impedir a liberação de odor e a entrada de água na sua chaminé e evitar, assim, a humidade nos tubos, então é possível construir o seu próprio equipamento. Para isso, você irá precisar de:

  • fita métrica
  • compensando de 2 cm
  • compensado de 1.27 cm
  • buchas de madeira de 1cm
  • cimento ou argamassa
  • serra circular ou serra de mesa
  • chapa de ferro

Para fazer a sua tampa para chaminé, siga os seguintes passos:

  1. Inicie tirando as medidas do topo da chaminé, sendo o comprimento, a altura e a largura.
  2. Depois, construa o fundo do molde de madeira. Com as medidas da chaminé, adicione mais 5 cm para que a tampa sobressaia sobre a chaminé. Use a serra circular ou a serra de mesa para cortar a madeira compensada nas medidas marcadas.
  3. Agora crie o entalhe para a chaminé, desenhando o contorno do mesmo no centro do compensado, a partir das medidas do tubo da sua chaminé. Lembre-se de adicionar mais 2 cm para cada lado a partir da linha de contorno, para fazer a diferença entre a chaminé e a tampa.
  4. Em seguida, corte as divisões para formar o entalhe. Corte quatro divisões do compensado, de 1.27cm a 12 cm na largura da chaminé. Anexe essas peças no fundo do molde e forme os lados do entalhe. Distribua cada pedaço na direção do interior do recorte para que fiquem com 12 cm. Fixe a parte inferior dos lados do fundo do molde com parafusos e prenda  as extremidades da peça ao lado do molde, de modo a criar uma pequena caixa sem fundo no centro do molde.
  5. Corte o compensado de 1.27cm para fazer os lados do molde. Corte quatro peças laterais de 8 cm pela largura da chaminé. Anexe cada peça com a parte inferior do molde. Levante as peças laterais para que fiquem com 8 cm e aperte o fundo do molde. Em seguida, parafuse as extremidades das laterais, criando uma caixa sem tampa com uma pequena caixa sem fundo no centro.
  6. Crie uma borda em torno da tampa com buchas de 9cm na parte inferior da caixa de 2.5cm.
  7. Revista o interior do molde com óleo vegetal. Misture o cimento e passe-o dentro do molde. Deixe-o secar.
  8. Com uma chave de fenda, desparafuse os lados do molde e libere a tampa da sua chaminé.

Apesar das nossas dicas, lembre-se sempre de buscar ajuda especializada, a fim de garantir o pleno e correto funcionamento da sua chaminé.

Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado.

 

Nesta série de postagens, estamos a falar sobre a importância das tampas para chaminés domésticas e a melhor maneira de encontrar a ideal para si. Se você perdeu o primeiro artigo, pode conferi-lo aqui.

De que material são feitos as tampas para chaminés?

As tampas podem ser produzidas de muitos tipos de materiais, sendo principalmente o cobre e o aço inoxidável, que são mais duráveis.

Muitas vezes, elas podem possuir uma malha de tela que impedem a entrada de animais como esquilos, guaxinins, pássaros, ratos e outros roedores.

Nas chaminés de alvenaria, é possível que as tampas sejam feitas de tijolos, concreto ou pedra. Já as chaminés embutidas de fábrica, em geral, possuem uma tampa incorporada ao seu design.

Qual a importância das tampas para chaminés?

As tampas são fundamentais para a prevenção de correntes de ar indevida que dificultam acender e manter os fogos de lareiras e fogões à lenha.

Além disso, elas ainda são capazes de aumentar a eficiência destes aparelhos, impedir a entrada de animais e manter a chuva e a neve fora da sua chaminé, diminuindo, sensivelmente, a humidade nos tubos que podem danificar o seu sistema, além, é claro, de melhorar a segurança da sua chaminé.

Quais são os tipos de tampas para chaminés mais comuns?

Como dissemos, existem muitos tipos de tampas que estão relacionadas às suas necessidades e também as características de construção da sua chaminé. As tampas mais comuns são:

  • Tampa resistente ao vento: o vento a soprar ao redor da tampa pode criar um vácuo parcial, capaz de puxar os gases de combustão pela chaminé e fazer com que os gases e a fumaça entrem na sua casa. Por isso, este tipo de tampa é muito utilizada quando se está a enfrentar problemas com ventos. Em chaminés quadradas ou retangulares, pode ser necessário o uso de um adaptador durante a instalação.
  • Projeto de Mestre: é uma tampa que dispõe de passagens para lidar com os ventos verticais, proporcionando, dessa forma, que o ar no interior da chaminé se mova para cima em direção a abertura.
  • Direcionamento do vento: é um modelo que gira de acordo com o vento e cria um vácuo parcial em combustão, fazendo com que o vento não retorne para dentro do fogão ou da lareira.
  • Direcionador de vento: é uma tampa menor e muito usada em lareiras à gás, esquentadores de água e outros aparelhos a gás. Porém, ela não é adequada para chaminés com fumaça mais pesada.

Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!

As tampas para chaminés são muito úteis, porque permitem melhorar o fluxo de ar dentro da chaminé, reter o calor produzido na sua casa ou ainda impedir que os ventos atinjam a sua lareira, por exemplo.

Na verdade, este último item pode ser muito frequente e atrapalhar o aquecimento das residências, tornando a sensação térmica desconfortável na sua casa. Se você tem enfrentado esse problema, entenda o porquê dele acontecer e como resolvê-lo.

O sopro de vento nas lareiras e as tampas para chaminés

Em geral, o retorno de fumaça acontece devido aos ventos que se desviam em edifícios ou árvores mais altas, dirigindo-se a sua chaminé. Locais com montanhas ou colinas também podem sofrer com o problema.

A corrente descendente induzida pelo vento faz com que a fumaça sopre para fora da sua lareira ou do fogão a lenha, o que pode dificultar acender o fogo, por exemplo, ou até mesmo apaga-lo.

Hoje, no mercado, você pode encontrar tampas projetadas exclusivamente para deter este tipo de problema. Para entende-lo melhor, no entanto, é preciso saber o método de funcionamento de uma tampa de chaminé.

Tampas para chaminés: de que modo funcionam?

A tampa da sua chaminé é de suma importância, porque, quando bem instalada, ela previne que chuva e neve adentre pelos tubos, além de parar o vento de soprar de maneira indevida em sua casa.

Contudo, se o problema de corrente de ar for grave, pode ser necessário consultar um especialista para que ele instale um tampão defletor de correntes. Algumas tampas vendidas no mercado possuem um sistema de chicanas com grandes bandas de metal que se curvam sobre o topo da chaminé e redirecionam o vento.

Além disso, uma boa tampa ainda pode aumentar a corrente ascendente da chaminé, de modo a melhorar o desempenho dos equipamentos como o fogão à lenha ou a lareira.

Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado.

 

As tampas para as chaminés são itens indispensáveis para manter a segurança da sua morada e também o bom funcionamento do sistema. Contudo, muitas pessoas têm dúvidas sobre esse assunto. Por isso, montamos uma série de textos com dicas importantes.

Em nosso primeiro artigo, nós lhe dissemos sobre os tipos de tampas mais usados, e no segundo nós lhe ensinamos a instalá-las. Hoje, vamos falar sobre a importância dos forros para as chaminés.

Apesar das nossas dicas, lembre-se que, caso não sinta-se seguro, é fundamental buscar auxílio de uma equipa técnica treinada e capaz de tornar a sua chaminé muito mais segura. Por isso, busque sempre uma empresa séria e que tenha experiência no setor.

 

Forros para chaminés

O forro de chaminé é indicado para residências que possuem lareira a lenha, a gás ou a pallet de madeira. Eles são uma necessidade, pois a fumaça grossa produzida pela combustão destes itens poderá ficar grudada nas paredes da sua chaminé, caso você não disponha de um forro, aumentando o risco de incêndios. Para instalar um forro de chaminé, siga os seguintes passos:

  1. Inicie realizando uma inspeção da sua chaminé com uma fonte de luz em corda ou uma microcâmara de inspeção e busque por curvas ou outras restrições que possam interferir na instalação do forro.
  2. Estipule o diâmetro correto do seu forro. Para os fogões a lenha, utilize o manual do fabricante e para uma lareira com entrada larga para o combustível, busque por gráficos na internet ou uma calculadora específica.
  3. Meça o comprimento a partir do topo da coroa da chaminé até a área do fundo. Garanta forro suficiente adicionando 30.5 cm a essa medida.
  4. Na hora de comprar, opte por forros flexíveis, feitos com aço inoxidável e de um bom fornecedor. Além disso, o forro deverá vir com um kit com todas as peças necessárias para a instalação.
  5. Retire todo o revestimento da embalagem e endireite-o sobre uma superfície plana. Depois, engate o conector inferior na parte inferior do forro e fixe uma braçadeira na conexão utilizando uma chave inglesa.
  6. Opte por uma manta de isolamento ou um isolamento aplicado, sendo que, caso haja mais de 5cm de folga entre a chaminé e o forro em todos os lados, o mais indicado é uma manta de isolamento. Caso esta seja a sua escolha, meça a circunferência do terminal do conector inferior e multiplique por 3.14. Adicione 2.5cm para garantir ter o suficiente.
  7. Corte a manta de isolamento do seu kit na medida calculada.
  8. Coloque o isolamento cortado no chão com o lado aluminizado para baixo e, então, centralize o forro na parte superior e enrole-o na instalação. Conforme puxar o isolamento para fechá-lo, deixe um mínimo de 2.5cm de sobreposição, para que você possa prendê-lo com fita adesiva.
  9. Cole com cola spray o isolamento conforme for enrolando-o no forro.
  10. Prenda a emenda com um pedaço longo e ininterrupto de fita adesiva de alumínio, de modo a completar a camada de isolamento.
  11. Desenrole a malha de arame do kit e cubra todo o forro, incluindo o conector inferior.
  12. Para manter a malha no lugar, prenda as braçadeiras de mangueira em uma extremidade do forro. Do outro lado, puxe a malha e estique-a sobre o forro. Então, aperte as braçadeiras restantes nessa ponta e certifique de que a malha de arame está apertada. Corte com uma tesoura a lata para remover toda a malha que prender sobre o forro.
  13. Verifique as instruções específicas do fornecedor sobre como puxar o forro pela chaminé.
  14. Prenda a corda do kit de instalação no cone ou no conector inferior, de acordo com o que manda o manual.
  15. Suba até o telhado e fique perto da chaminé enquanto outra pessoa fica no nível do solo para te enviar o forro. Então, ela deverá retornar para o fundo da chaminé e ajudá-lo no processo de instalação.
  16. Posicione o conector na abertura da chaminé no telhado e certifique-se de que está centralizado. Guie lentamente o forro para baixo.
  17. A instalação estará concluída quando o conector inferior atingir a posição adequada para a altura da chaminé. Conclua fazendo a selagem da coroa da chaminé, prendendo a braçadeira de conexão ao redor do forro e colocando a tampa sobre o colarinho da placa superior.

 

Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado.

 

As tampas para chaminés desempenham um papel fundamental para melhorar a segurança e também diminuir a poluição que estes sistemas podem causar. Porém, nem todas as pessoas possuem tampas específicas para a suas chaminés ou se atentam para esse assunto.

Pensando em solucionar essas dúvidas comuns é que montamos uma série de artigos com dicas essenciais sobre as tampas para chaminés. Em nosso primeiro artigo, nós lhe indicamos dois modelos de tampas para as chaminés que são muito utilizados atualmente, sendo a tampa de metal e as utilizadas nas chaminés de alvenaria.

Hoje, vamos lhe dar dicas práticas sobre a instalação dessas tampas para as chaminés. Contudo, caso você não se sinta confortável para realizar este trabalho, não hesite e contacte uma empresa especializada, que irá lhe ajudar a ter um resultado muito melhor. Afinal, lembre-se que as tampas para chaminés são muito importantes para o bom funcionamento do sistema e a segurança da sua família e por isso é indispensável ter o auxílio de técnicos especializados e garantir um bom trabalho.

De que forma instala-se as tampas para as chaminés?

Existem muitas maneiras de proceder com a instalação das tampas nas chaminés e isso irá depender do formato da sua chaminé e também dos seus objetivos com a tampa.

Em geral, as tampas encaixam-se perfeitamente nos tubos e são seladas com silicone. Já para as tampas instaladas pela parte de dentro, recomenda-se não utilizar o silicone, pois o calor da lareira poderá comprometer o isolamento. Ao invés disso, use sempre o produto recomendado pelo fabricante com uma pistola de calafetagem.

Nas chaminés de alvenaria, instale a tampa usando parafusos com bucha de aço que são fornecidos pelo fabricante, de modo a fixar a tampa no local exato.

Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!

 

Limpa Chaminés | AChaminé.com.pt from A Chaminé on Vimeo.

As tampas e os forros para chaminés desempenham papeis fundamentais em relação à segurança e à diminuição da poluição que estes sistemas podem causar. Por isso, é muito importante que você sempre considere o modelo de tampa ou forro mais ideal para a sua chaminé, a fim de permitir que a mesma funcione de maneira adequada e plena por longos anos.

Além disso, caso não se sinta seguro é importante dispor de uma equipa técnica especializada para proceder com a instalação das suas tampas para chaminés. Veja algumas dicas sobre esse assunto:

Tampas para as chaminés

As tampas para as chaminés podem ser facilmente encontradas no mercado e a escolha da ideal depende muito do tipo de construção da sua chaminé. Algumas tampas são desenvolvidas especialmente para que você possa aumentar ou diminuir o fluxo de ar, por isso é importante compreender as diferenças entre elas e também a sua necessidade.

  • Tampas de metal

São destinadas para as chaminés e lareiras pré-fabricadas. Elas são compostas por um tubo de metal no seu interior que pode ser encaixado em uma chaminé de madeira ou deixado intacto. Em geral, as chaminés pré-fabricadas são vendidas em kits que já incluem uma tampa de metal capaz de impedir a entrada de água e de animais. Outra possibilidade é encontrar no mercado tampas para esse sistema que aprimoram o funcionamento da sua chaminé. Há, ainda, os modelos de tampas com exaustores – também utilizadas nas chaminés de alvenaria- e que aumentam a força do fluxo de ar no tubo.

  •  Tampas para as chaminés de alvenaria

As chaminés de alvenaria podem ser construídas com muitos materiais como tijolos, blocos de concreto e até pedra. Em geral, para este tipo de chaminé, indica-se o uso de uma tampa padrão. Mas, caso você tenha problemas com o fluxo de ar, é possível utilizar-se de uma tampa capaz de aumentar a circulação de ar ou, ainda, uma tampa com amortecedor.

A tampa padrão deverá ser instalada com uma tela, de modo a impedir a entrada de animais pequenos e pássaros, que podem fazer ninho na sua chaminé.

Já as tampas com exaustor podem ser usadas quando se deseja criar um fluxo de dentro para fora da chaminé, quando esta estiver a expelir fumaça. Uma combinação de tampa com amortecedor é útil nos casos em que se deseja impedir que elementos externos desçam pela chaminé ou que o calor ou a refrigeração sejam detidos dentro da casa.

 

Por agora, ficamos por aqui, esperamos que tenha gostado. Continuamos no próximo artigo!

Qual o melhor tipo de chaminé para si? (3/3)

Leia aqui o primeiro artigo e aqui o segundo desta série!

Tubulação pré-moldada

Esse tipo de chaminé é muito fácil de ser reconhecido, sendo muito visto nos telhados de casas modernas. Ela apresenta vários tamanhos e diferentes opções de altura, a depender do ano de fabricação, sendo especialmente antes de 1986 e depois de 1986. Em geral, esse tipo de chaminé possui aproximadamente 3 metros de altura e permite a instalação de vários tipos de lareiras slimline.

Ar Frio

São modelos industrializados e que possuem duas camadas de metal com ar entre elas. Esse ar é responsável por absorver e dissipar todo o calor de dentro da chaminé, de modo a prevenir superaquecimentos e outros danos.

Chaminés solares

Além das chaminés tradicionais, existe ainda a possibilidade de você possuir uma chaminé solar que, como o próprio nome sugere, é capaz de absorver o calor do sol e promover conforto térmico ao ambiente.

Nesse tipo de chaminé, é usada uma estrutura que acelera as trocas de ar entre os ambientes interno e externo de uma construção e funciona de modo a melhorar a ventilação em dias quentes.

Essas trocas podem acontecer em qualquer tipo de chaminé, uma vez que o ar quente -por ser menos denso- tende a subir e ser substituído pelo ar frio que entra no ambiente interno. Para acelerar esse processo, as chaminés solares são construídas de maneira a receberem maior quantidade de radiação solar, o que permite maior absorção de calor.

Assim, ao absorver mais calor, a chaminé faz com que o ar interior fique mais aquecido e saia de forma mais rápida pelo topo da estrutura, acelerando a substituição pelo ar frio e refrescando o ambiente.

info@achamine.com.pt
38.761740, -9.110877
919957427
AChamine.com.pt

Leia aqui o primeiro artigo desta série!

Além de problemas na construção, esse fato também pode indicar entupimentos na sua lareira e a necessidade de limpeza, já que o creosoto acumulado impede o fluxo de ar adequado.

Tipos de chaminés

Chaminés tipo 1 ou de alvenaria:

São as mais utilizadas, principalmente quando se dá pelo uso de lareiras e fogões. Os materiais utilizados variam entre tijolos e pedras e se utilizam de um revestimento de telhas de argila, usado para segurar o bloco de tijolos projetados para fora do telhado da casa.

As chaminés deste tipo são, em geral, muito profundas, o que permite uma gama maior de escolha de lareiras, sendo possível utilizar um modelo mais profundo e largo ou menor e raso.

Outra característica é que este tipo de chaminé necessita de um forro de combustão em barro cozido, capaz de tornar o canal de saída da fumaça mais limpo e seguro.

As medidas desta chaminé costumam ter diâmetros de, no mínimo, 18 centímetros e altura de cerca de 3 metros. Como elas são chaminés que costumam exigir mais trabalho, também possuem valores elevados e demoram mais tempo para serem construídas.

Pré-fabricadas

De maneira geral este tipo de chaminé é produzida com metal e seu uso deve vir acompanhado de um aquecedor de combustível sólido ao invés de gás natural. Em geral, suas medidas mínimas são de: diâmetro de 13 centímetros e altura de pelo menos 3 metros.

As chaminés pré-fabricadas são indicadas para vários tipos de lareiras e fogões e são muito encontradas em casas mais modernas. Com este tipo de chaminé, você poderá optar por lareiras rasas ou profundas, principalmente devido à altura deste modelo.

Uma característica desse tipo de chaminé é o esquema de parede dupla que promove o isolamento da chaminé por meio de duas camadas de metal. Esse tipo de construção absorve o calor no interior da chaminé, enquanto as duas folhas de aço inoxidável contêm qualquer calor que não seja absorvido pela própria chaminé.

 

info@achamine.com.pt
38.761740, -9.110877
919957427
AChamine.com.pt

No mercado é possível encontrarmos muitos tipos de chaminé, como em tijolos, alvenaria, metal, pré-fabricadas e outros. Mas, será que todos eles funcionam da mesma forma? E quais as indicações de cada um?

Independentemente do tipo, a função primordial é sempre realizar o transporte de gases e outros resíduos provenientes da queima da madeira para fora da morada.

Porém, cada tipo de material e de chaminé poderá ser mais indicado em determinada situação. Veja quais são os tipos de existentes no mercado e encontre a melhor opção para si.

De que maneira funciona uma chaminé?

Antes de escolher um tipo de chaminé é importante que você compreenda de que maneira estas funcionam. Embora os materiais diferentes possam produzir pequenas variações, o esquema de funcionamento é o mesmo para todas elas. Se procura um serviço de limpeza de chaminés na zona de Lisboa, Benfica, Oeiras, Odivelas, Loures, Estoril, Cascais ou qualquer outra, fale connosco!

O princípio básico de funcionamento de uma chaminé é o que chamamos de corrente ascendente, ou seja, um fluxo de ar que sobe debaixo para cima e é criado devido a alteração de pressão.

Esta diferença de pressão é gerada no interior da chaminé, já que ela é vedada em relação ao ar exterior. Como esta é construída de forma vertical, o ar é forçado a passar através dela. O principal fator de funcionamento é que a mesma deverá estar selada do lado de fora ao longo da ascensão. Caso existam quebras ou fissuras na chaminé, o ar exterior poderá entrar e a humidade não será muito forte.

Além da corrente de ascensão, outros itens influenciam o bom funcionamento de uma chaminé, como o tamanho e a altura da mesma. É imprescindível que ela seja dimensionada de acordo com o exterior, de modo que o volume de ar necessário para a combustão do material possa ser transportado de forma rápida para o exterior.

Quanto maior for a sua chaminé, mais rápido será esse processo. Além disso, o tamanho também interfere na resistência ao fluxo de ar. Por isso, chaminés com sujidades ou entupidas podem criar pequenas perturbações que impedem o fluxo adequado de ar.

Você também já deve ter notado que todas as chaminés se projetam a uma certa distância acima do telhado, não é mesmo? Isso é fundamental para que ventos não criem um fluxo reverso da exaustão. Por exemplo, quando a chaminé não é construída de maneira adequada, é possível notar uma pequena corrente descendente que pode aparecer como uma fumaça na frente da abertura de um fogão a lenha ou uma lareira.

info@achamine.com.pt
38.761740, -9.110877
919957427
AChamine.com.pt

Leia aqui o primeiro artigo e aqui o segundo desta série!

Chaminé externa de metal

Este tipo de chaminé também é chamada de ‘pré-fabricada’ e a sua instalação segue os mesmos procedimentos básicos da instalação de uma chaminé interna, com a diferença de que ela será instalada em uma parede externa da morada.

Embora utilize-se de um material diferente, a chaminé de metal tem a mesma função da de alvenaria, sendo usada para retirar a fumaça, as cinzas e os gases produzidos pelo processo de combustão.

Para que a sua chaminé de metal funcione adequadamente é muito importante que ela seja bem produzida, de forma a atender todas as normas técnicas vigentes, os códigos de construções atuais e também as necessidades da sua construção.

O ideal é que você planeje o layout da sua chaminé o mais próximo possível do aparelho do qual a necessita, de preferência em uma parede adjacente.

Alguns materiais dos quais você irá necessitar são bem semelhantes das construções de alvenaria. Você também irá necessitar de tubos de aço inoxidável, que podem ser de paredes duplas ou triplas.

O mais usado é tubo isolado que é feito por duas camadas de tubos com alguns centímetros de um isolante resistente ao calor que é imprensado entre os tubos de aço inoxidável.

Também é possível se utilizar de tubos triplos, que são compostos por três tubos e construídos de tal forma que a circulação do ar seja permitida entre os tubos, apenas eliminando o excesso de calor.

Desde que seu tubo seja aprovado pelos órgãos competentes, qualquer um dos modelos irá funcionar na construção.

Lembre-se que os tubos são comercializados em vários diâmetros, sendo que o tamanho que você deverá utilizar irá depender do tamanho da porta situada no aparelho em questão.

Para que a sua chaminé funcione de maneira adequada é importante que você proceda com a instalação de um exaustor, que deverá ser colocado entre duas vigas. Este exaustor permite que você passe a tubagem através do enquadramento.

Além disso, atente-se para que os tubos de aço inoxidável fiquem empilhados na vertical, dentro de uma altura mínima que deverá estar estipulada no manual do produto. A maioria das chaminés possui os mesmos requisitos de altura, mas é sempre recomendável seguir as instruções do fabricante.

Instalar a sua chaminé com a altura recomendada é fundamental para que você evite riscos de incêndio. Em geral, a altura mínima recomendada é superior a um metro acima do ponto onde o tubo emerge do teto. Porém, essa medida poderá variar a depender do tipo de construção da sua morada.

Caso você disponha de entradas de ar (que são aqueles filtros que permitem a entrada do ar exterior na casa) o recomendado é que as chaminés posicionem-se 3 metros mais altas do que as entradas de ar ou a linha do telhado. Sendo que o topo deverá ser 3 metros mais alto do que qualquer outro objeto.

info@achamine.com.pt
38.761740, -9.110877
919957427
AChamine.com.pt