Como construir uma chaminé

Posted by & filed under Truques e dicas.

Leia aqui o primeiro artigo e aqui o segundo desta série!

Chaminé externa de metal

Este tipo de chaminé também é chamada de ‘pré-fabricada’ e a sua instalação segue os mesmos procedimentos básicos da instalação de uma chaminé interna, com a diferença de que ela será instalada em uma parede externa da morada.

Embora utilize-se de um material diferente, a chaminé de metal tem a mesma função da de alvenaria, sendo usada para retirar a fumaça, as cinzas e os gases produzidos pelo processo de combustão.

Para que a sua chaminé de metal funcione adequadamente é muito importante que ela seja bem produzida, de forma a atender todas as normas técnicas vigentes, os códigos de construções atuais e também as necessidades da sua construção.

O ideal é que você planeje o layout da sua chaminé o mais próximo possível do aparelho do qual a necessita, de preferência em uma parede adjacente.

Alguns materiais dos quais você irá necessitar são bem semelhantes das construções de alvenaria. Você também irá necessitar de tubos de aço inoxidável, que podem ser de paredes duplas ou triplas.

O mais usado é tubo isolado que é feito por duas camadas de tubos com alguns centímetros de um isolante resistente ao calor que é imprensado entre os tubos de aço inoxidável.

Também é possível se utilizar de tubos triplos, que são compostos por três tubos e construídos de tal forma que a circulação do ar seja permitida entre os tubos, apenas eliminando o excesso de calor.

Desde que seu tubo seja aprovado pelos órgãos competentes, qualquer um dos modelos irá funcionar na construção.

Lembre-se que os tubos são comercializados em vários diâmetros, sendo que o tamanho que você deverá utilizar irá depender do tamanho da porta situada no aparelho em questão.

Para que a sua chaminé funcione de maneira adequada é importante que você proceda com a instalação de um exaustor, que deverá ser colocado entre duas vigas. Este exaustor permite que você passe a tubagem através do enquadramento.

Além disso, atente-se para que os tubos de aço inoxidável fiquem empilhados na vertical, dentro de uma altura mínima que deverá estar estipulada no manual do produto. A maioria das chaminés possui os mesmos requisitos de altura, mas é sempre recomendável seguir as instruções do fabricante.

Instalar a sua chaminé com a altura recomendada é fundamental para que você evite riscos de incêndio. Em geral, a altura mínima recomendada é superior a um metro acima do ponto onde o tubo emerge do teto. Porém, essa medida poderá variar a depender do tipo de construção da sua morada.

Caso você disponha de entradas de ar (que são aqueles filtros que permitem a entrada do ar exterior na casa) o recomendado é que as chaminés posicionem-se 3 metros mais altas do que as entradas de ar ou a linha do telhado. Sendo que o topo deverá ser 3 metros mais alto do que qualquer outro objeto.

info@achamine.com.pt
38.761740, -9.110877
919957427
AChamine.com.pt

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *